quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PAC: Prova de (in)Acesso à Carreira


A realização de uma prova visa assegurar mecanismos de regulação da qualidade do exercício de funções docentes, garantindo a
comprovação dos necessários conhecimentos e capacidades transversais à lecionação de qualquer disciplina, área disciplinar ou nível de ensino
, bem como o domínio dos conhecimentos e capacidades específicos essenciais para a docência em cada grupo de recrutamento e nível de ensino.
 
Por que é que:

  • Essa Prova não é somente destinada a docentes que se encontram a lecionar em escolas públicas e privadas apenas com habilitação própria, ou seja, sem habilitação profissional para a docência?
  • Somente um professor sem vínculo (contratado), profissionalizado em educação, com habilitação superior e em muitos casos com mestrado e até doutoramento,é obrigado a realizar e a pagar uma Prova de Avaliação de Competências para provar que possui competências que já estão certificadas por instituições de ensino superior?
  • É necessário gastar milhares de euros na Prova de Avaliação de Competências (PAC) para que professores, profissionais certificados por instituições de ensino superior, consigam ter uma oportunidade de concorrer a uma oferta de emprego?

(Daniel Mercadante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...