quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Devemos obedecer cegamente quando sabemos que é errado? Ou desobedecer?


Quem é professor contratado há, pelo menos, uma década sabe por experiência própria que ser professor contratado é, atualmente, sinónimo de:

- Não ter uma carreira;
- Não vincular nos quadros;
- Não ter direito a uma residência fixa;
- Dificilmente conseguir constituir uma família;
- Não ver o seu trabalho reconhecido;
- Muitas vezes, auferir um vencimento muito abaixo das suas habilitações, como é o caso dos horários das AECs ou de alguns centros de estudos menos sérios.

Alguns poderão invocar que esta situação não é de hoje e que já no seu tempo de contratados passaram as “passas do Algarve”. Certamente que sim. Mas hoje a condição precária do professor contratado está ainda mais agravada.

Com o mito da demografia (num país sem interesse em implementar políticas activas de natalidade) e com um governo cuja missão é esvaziar as escolas públicas através de instrumentos como a reorganização curricular e apoios financeiros descarados aos privados, chega-se rapidamente à conclusão que a ideologia vigente está claramente a ganhar. Mas também se pode comprovar que ganha sob falsos pretextos e com batota.

Esta situação deve-se, não aos mitos criados por um governo que não tem credibilidade alguma, mas sim à engenharia deste MEC que, não nos esqueçamos, desde a sua tomada de posse duplicou os cortes previstos pela troika na área da educação.

Tomemos como exemplo as disciplinas artísticas, o fim do par pedagógico e da própria disciplina de EVT, a redução da carga horária e o aumento de número de alunos por turma. Com meia dúzia de medidas, este MEC fez com que milhares de professores, particularmente de EVT, ficassem instantânea e propositadamente desempregados.

Com este MEC os professores contratados são, cada vez mais, uma percentagem residual nas escolas e a maioria encontra-se desempregada em busca de emprego, emigrada ou a pensar em emigrar ou até a trabalhar muito precariamente.

Ora, a PAC surge num tempo em que os professores contratados foram empurrados para o desemprego deliberadamente e em que a vontade de muitos é de fugir, pois reconheçamos que ser-se professor contratado não traz o “futuro” que o sr. ministro apregoa com a realização desta prova. Talvez porque não existe presente na docência, quanto mais “futuro”.

A PAC não passa de mais um instrumento da enorme “guilhotina” que tem vindo a ser utilizada por este governo. A PAC serve simplesmente para “cortar cabeças” dos professores contratados que, para este MEC, não passam de meros candidatos a professores. Para além de desempregados, estes professores são agora obrigados a comprovar que estão habilitados para a docência. Ora, parece que para o MEC não são suficientes as habilitações certificadas pelas instituições de ensino superior e alcançadas com esforço, muitas vezes com investimento suplementar em mestrados e doutoramentos, e até a experiência granjeada após anos de exercício de funções docentes.
A verdade é que, passada uma década (em muitos casos, até mais do que uma), um professor contratado apenas pode vislumbrar à sua frente mais precarização. No fundo, é como dizer ao nosso mais empenhado aluno: “estudaste e sacrificaste-te, mas não te queremos mesmo assim”.

A PAC não passa de mais um roubo aos professores. Roubo das suas habilitações académicas e roubo do seu dinheiro através da criação de mais um imposto encapotado de pagamento da inscrição para a realização da prova.

Nenhum professor contratado que já tenha lecionado, independentemente do seu tempo de serviço, pode aceitar esta humilhação. E os professores que compactuarem com esta situação não poderão ficar bem com a sua consciência. Nenhum professor (mesmo os de quadro) pode, neste momento, colocar-se do outro lado da barricada. A barricada da medição da competência de um professor por via da segregação que este governo quer implementar.

O que podemos fazer, então, neste momento crucial? Podemos dizer não. Podemos todos dizer basta, lutar e, sobretudo, apoiar quem luta. Devemos todos em consciência tomar uma posição e não deixar a apatia vingar. Não ficar sempre à espera que os outros façam por nós.

Sejamos honestos: há sempre alguém que declarará que irá realizar a prova, mas se a grande maioria se mantiver firme outros acabarão também por aderir. Lembremo-nos das greves aos exames e às reuniões de avaliação, como é que se fizeram? Fizeram-se devido à força e coragem de muitos professores. Pensem nisso. Pensem como, por exemplo, o programa das rescisões não está a avançar como o previsto por falta de adesão. Não poderemos nós almejar pelo menos fazer o mesmo? Muitos não voltarão ao exercício da docência, mas será justo deixar que roubem as suas habilitações?

Deixo a questão a quem ainda se interessa por algo mais do que si próprio. Quero acreditar que ainda há por aí professores que têm dignidade e que não deixarão que a roubem. 


(TRAP)

9 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!
    Também sou da opinião que TODOS os professores contratados deveriam boicotar a realização da prova. O que faria o MEC? NADA! Expulsaria milhares de professores? Os professores contratados são necessários, por muito que eles não queiram.
    Força, colegas!
    Maria, professora com 34 anos de serviço.

    ResponderEliminar
  2. Sim, parabéns pelo excelente texto! :)
    Quem não vai fazer a "sensata e maravilhosa" prova, sou eu! Garantidamente!

    ResponderEliminar
  3. Pois, é verdade mas veremos alguns colegas menos graduados a fazerem a prova para passar à frente dos outros.
    Na greve aos exames assim se viu.

    ResponderEliminar
  4. É de opiniões destas que todos precissamos, que nos ajudam a ter força para mudar esta aberração. Prova Não!

    ResponderEliminar
  5. Alguém que sabia e sabe bem o que diz e escreve, disse o seguinte:
    "Quando a lei for iníqua, NÃO se obedeça à lei!! "
    Está TUDO DITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Isto é de faco uma aberraçao, um insulto, total desvalorizaçao do professores e das intituiçoes do ensino superior. Uma provocaçao. Haja uniao,vamos dizer nao. Prof. Contatada c 13 anos de serviço

    ResponderEliminar
  7. Eu leciono há 20 anos. É uma vergonha este MEC. Precisam é de ser todos varridos. Quem não sabe respeitar os outros não deve ser respeitado. Que façam eles a prova pois estão fartos de mostrar como são incompetentes...

    ResponderEliminar
  8. Fui contratada oito anos, sou de Viseu e pertenço ao QZP do Baixo Alentejo. Nunca estive a lecionar em Viseu. Podemos e devemos mais uma vez estar unidos: se puserem o pessoal do quadro a vigiar as provas, temos também de dizer Não!

    ResponderEliminar
  9. E sobre os professores não contratados? Os Efectivos estão muito caladinhos!... Porquê? Porque sabem o que lhes aconteceu também, com a redução dos ordenados, aumento brutal dos descontos e novas taxas de desconto, etc.! Mas não se definam os Contratados como os coitadinhos, as únicas vítimas do cRato, TODOS os decentes e auxiliares foram espezinhados (com algumas excepções, claro, por cunhas!). Não chorem (coitadinho de mim!), Ajam, boicotem as aulas se for preciso, façam mais greves a exames, avaliem os alunos sem fazerem uma ficha sumativa sequer, obriguem os pais a reclamar, sei lá... sejam criativos.
    Eu? Já me reformei!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...