terça-feira, 12 de novembro de 2013

Posição pública da Escola Secundária Francisco de Holanda


"PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES
ABAIXO-ASSINADO

O Governo e o Ministério da Educação decidiram regulamentar e marcar a data da prova de avaliação de conhecimentos e competências para todos os colegas professores que não pertencem aos quadros do Ministério da Educação, muitos deles com mais de dez ou quinze anos de serviço (ou até mais) e tendo sido várias vezes avaliados com notações de Bom, Muito Bom e Excelente, prova essa considerada agora pré-requisito necessário para futuros concursos de colocação de professores.


Ora, a profissão de professor requer uma formação e provas sucessivas de avaliação das mais exigentes de todas as profissões públicas e privadas.

Antes do quadro legislativo agora aplicado pelo atual Ministro da Educação, não só a profissão de professor exigia já cinco anos de formação académica superior e um/dois anos de estágio profissional, antes da entrada na carreira, como ainda outro ano de período probatório, depois da entrada na carreira. Fazia, também, parte desse enquadramento geral de pré-requisitos para concurso à carreira ou função de professor, a realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências para aqueles profissionais que, desempenhando a função de professores, tivessem obtido na avaliação do desempenho docente menção qualitativa inferior a Bom.

O que agora se preconiza é a obrigatoriedade de realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências, em duas partes, para todos os colegas professores que não fazem parte dos quadros do Ministério da Educação, questionando objetivamente a qualidade do seu trabalhado, realizado, em muitos casos, durante décadas, ao serviço da educação pública em Portugal, e assim debilitando globalmente a imagem e o estatuto da profissão de Professor, junto dos alunos e dos cidadãos portugueses em geral.

Os abaixo assinados, professores dos quadros do Ministério da Educação a lecionar na Escola Secundária Francisco de Holanda, entendem esta deliberação governamental como profissionalmente inaceitável e indigna e comprometem-se a em nenhuma circunstância se disporem a vigiar, controlar ou, muito menos, corrigir, as referidas provas, se a isso vierem a ser chamados, por entenderem que essa tarefa se afasta quer de qualquer enquadramento legal ou funcional da profissão de professor, quer de um mínimo de dignidade e deontologia profissionais.

O presente abaixo-assinado será enviado para os órgãos da administração educativa, da soberania nacional e comunicação social.

Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães, 11 de novembro de 2013"

Talvez seja de partilhar, sem esmorecimento.


43 comentários:

  1. Respostas
    1. E tem todos os motivos para estar MUITO ORGULHOSO! Tomara que outras, muitas, escolas tivessem esta dignidade, coragem e respeito pelos contratados. Obrigada, desde já aos colegas que tomaram esta posição!

      Eliminar
    2. Sendo a classe dos professores uma das mais desunidas, Congratulo-me e louvo a solidariedade destes colegas que ainda dignificam os professores contratados. Grata pela atenção e sensibilidade destes colegas.

      Eliminar
    3. Eu também sou uma orgulhosa contratada nesta escola!

      Eliminar
    4. Fico orgulhosa! A escola, onde estudei e até estagiei, me apoiar neste momento ridículo, de grande frustração e ansiedade. Espero que sirva de exemplo a todas as escolas deste país.
      Obrigada a todos,
      Beijinhos
      Carlota Antunes Araújo

      Eliminar
    5. Estou muito grata aos colegas vinculados que se juntaram a nós, contratados, nesta luta sem qualquer justificação legal... Que os colegas das outras escolas sigam este magnífico exemplo!
      Obrigada a todos!

      Eliminar
    6. Por vários motivos ainda me sinto filha dessa casa. A forma responsável e séria como é tratada toda a comunidade educativa é um deles. Bem-hajam

      Eliminar
    7. Porque não há esta união contra a avaliação dos professores do quadro?

      Eliminar
    8. Pena que a nossa classe (vinculados e contratados) não seja unida! porém bem- hajam os colegas que se juntaram a nós contratados.

      Eliminar
    9. Fui contratada 19 anos e entrei na carreira aos 45. A lei geral de trabalho determina que após 3 anos sejamos integrados nos quadros. Não há desculpas. Eu não me calei e foi graças a um pequeno grupo de contratados que se conseguiu o subsídio de desemprego. Orgulho-me de ter feito parte desse grupo e por isso: MEXAM-SE. Não deixem incompetentes decidir por nós ou impor-nos um exame já feito. Andámos na Faculdade para quê????
      Helena Léon

      Eliminar
    10. Congratulo-me com a atitude tomada. Oxalá outras escolas tomem a mesma posição!

      Eliminar
  2. Parabéns aos fantásticos colegas da Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães. Um exemplo para o país.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que há Professores com orgulho profissional !!!!!! Quem me dera estar na vossa escola ...

    ResponderEliminar
  4. Vitor Andrade parabéns tens colegas dignos e verdadeiramente professores.

    ResponderEliminar
  5. parabéns pelo escrita...pena que a nossa classe tenha os ranhosos do costume como sempre e escolas ainda mais obrigadas a responder ao sistema..

    ResponderEliminar
  6. Parabés aos colegas pela excelente e digna iniciativa! Todas as escolas deveriam seguir o exemplo aqui demonstrado pelos profissionais competentes em todos os sentidos, demonstrando o que são verdadeiros professores! Tenho muito orgulho em ter colegas de profissão assim! Obrigado a todos!

    ResponderEliminar
  7. Um belo exemplo de solidariedade demonstrada pelos professores da Escola Secundária Francisco da Holanda. Que outras escolas e colegas sigam o exemplo dado. Além de indigna e execrável, esta prova não tem nenhuma razão de existir. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  8. Em Guimarães não se brinca! Apoiado!

    ResponderEliminar
  9. Um excelente exemplo - a seguir!
    Dolores Manso

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns, colegas de Guimarães, com quem já tive o prazer de apanhar boleia para Lisboa para participar numa manifestação. Fazem-me sentir orgulhosa da nossa terra. Adoraria trabalhar assim, num ambiente combativo.
    Infelizmente, onde trabalho vejo pouquíssimos colegas com a vossa garra - tenho a certeza de que a contestação aqui será, mais uma vez, irrisória.

    Paula Silva

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela vossa atitude! Sinto muito orgulho de ser vossa colega!

    ResponderEliminar
  12. PARABÉNS! Espero que muitas outras Escolas vos acompanhem.

    ResponderEliminar
  13. Afinal ainda há professores dignos da profissão que têm. São um exemplo para outros professores e, acima de tudo, um exemplo para os vossos alunos. Mostram-lhes o que é a solidariedade e o respeito pelos outros. APOIADO.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela coragem!

    ResponderEliminar
  15. parabéns vamos honrar a classe há muito humilhada!!!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns!
    Excelente EXEMPLO de solidariedade!
    A seguir!
    Fossem todos assim e os crápulas não nos comiam!

    ResponderEliminar
  17. SE TODAS AS ESCOLAS TOMASSEM ESTA MEDIDA JÁ MAIS O MINISTÉRIO, MINISTRO, GOVERNO AO SEJA LÁ O QUE FOSSE PODERIAM FAZER SEJA O QUE FOSSE. SE TODOS DEIXASSEM DE PENSAR SÓ NO SEU E OLHASSEM PARA O TODO VERIAM QUE MUITO SERIA MUDADO MAS PARA ISSO É PRECISO QUE FECHEM O MEDO NO ARMÁRIO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamais... não, já mais; ... acontece, mas é de evitar.

      Eliminar
  18. Só passei por ai numa formação, mas estou feliz pela vossa atitude, espero que outros sigam o exemplo. Obrigada pelo apoio.

    ResponderEliminar
  19. Colegas de Guimarães obrigada pela vossa solidariedade!
    Esperamos que mais se juntem à nossa causa!
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  20. Os meus parabéns por esta posição de força e da caráter!

    http://joaoricardolopes.net/2013/11/13/a-prova/

    ResponderEliminar
  21. é de gente desta que este país precisa com garra e honra, não de cobardes e gentalha que não sabem o que é ser PROFESSOR na escola pública e ainda mais ser contratado com 20 anos de exemplar serviço IGUAL ao dos colegas de quadro. bem ajam pelo vosso exemplo de coragem. maria costa

    ResponderEliminar
  22. Estou totalmente de acordo com o texto e com a posição publicitada por estes professores. Oxalá tenha repercussões que enviabilize a correção da prova. Acho que o cartaz que acompanha o texto prejudica a adesão de muitos colegas que partilham esta opinião. O momento é de unidade e a simbólica do cartaz é restritiva.

    ResponderEliminar
  23. Fico orgulhosa por, ainda, existirem professores com carácter e espiríto de equipa!

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns pela coragem, sensatez e espírito de equipa.
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  25. Se todos os professores se unissem nada disto aconteceria mas, infelizmente, quando o mal é dos outros assobiamos para o lado e esquecemo-nos que mais tarde ou mais cedo algo baterá à nossa porta.
    União precisa-se!!!

    ResponderEliminar
  26. Eu ofereço-me para corrigir provas mas tenho de ir tirar o curso primeiro. Já estou no 9º ano. É só esperar.

    ResponderEliminar
  27. Pois é... o pessoal andou estes anos todos a dormir... e de um momento para o outro... levou uma chapada e... agora está a acordar mas... ou muito me engano ou ainda pensam que isto não passa de um sonho e qualquer dia acordam todos mortos.

    ResponderEliminar
  28. Quero manifestar todo o meu apoio aos colegas contratados e congratular a Escola Secundária. Francisco de Holanda. que bom seria se todas as outras escolas deste país seguissem o exemplo.
    E, já agora, porque não propor uma prova de avaliação de conhecimentos e capacidades ao Srº ministro Nuno Crato?

    ResponderEliminar
  29. Afinal ainda há professores dignos da profissão que têm.Muitos parabéns pela coragem.Tem todo o meu apoio.

    ResponderEliminar
  30. A nossa voz não pode ser cerceada, não importa a situação profissional.
    Pena é não andarmos nas reuniões a altos níveis...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...