terça-feira, 4 de março de 2014

A ANVPC está em Bruxelas...

...e bem (até porque todo este processo se iniciou nas instâncias Europeias). No entanto, penso que o discurso não deveria centrar-se apenas  na retórica dos professores contratados com 10, 15, 20 anos de tempo de serviço.
Não deveria a Associação Nacional de Professores Contratados defender os direitos de todos os professores contratados? Falo obviamente dos que não possuem 10 ou 15 anos de tempo de serviço.
Assim questiono novamente: um professor que possua um dia de serviço não é efectivamente professor contratado? E com 4 anos, 6 e por aí adiante?
No meu entendimento, dever-se-ia aproveitar esta oportunidade para relançar a discussão sobre a situação de milhares  de professores contratados a quem foram retiradas as hipóteses de leccionar devido às medidas impostas nos últimos anos na Educação. Não deveria este problema ser também encarado como uma prioridade, ao invés de somente se centrar as atenções em mais um concurso de vinculação docente (que poderá vir a revelar-se novamente um presente envenenado, à semelhança do anterior)?
Às vezes perguntam-me se existe algum tipo de ataque nos meus posts à ANVPC ou ao seu presidente César Israel Paulo. Pelo contrário, trata-se de chamar a atenção para o drama humano que milhares de professores contratados (e desempregados, muitos já sem subsídio de desemprego) vivem actualmente, o qual deveria estar, na minha opinião, no centro da discussão em matéria de professores contratados. E neste capítulo os sindicatos têm falhado em trazer esse tema para a actualidade.
Torna-se cada vez mais premente construir uma resposta para estes professores, seja na educação ou fora dela. Trata-se de um problema grave, do qual associações, sindicatos e instâncias governamentais não podem alhear-se.
 Uma das opções poderia ser a criação de um programa específico  que valorizasse as qualificações dos milhares de professores contratados desempregados, com o intuito de integrar os mesmos em diversas áreas da administração central.


(Público)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...