quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vamos falar da Violetta? Vamos.

A Violetta é um fenómeno global a semelhança da Hannah Montana ou da célebre franchise da Floribella. A fórmula não é nova mas como muitas outras séries que se têm tornado realidade (fruto dos canais Disney) baseia-se na ideia de meninas e meninos com um suposto talento: arte para cantar com o intuito de serem um dia artistas

No caso em particular, Violetta é uma jovem natural de Buenos Aires que ambiciona uma vida feliz através do uso do seu talento. Para isso, ela engloba o percurso do estudo da sua arte (o canto). 

A Violetta é assim um caso que inspira milhões de jovens que na sua tenra idade ainda não sabem o que vão ser e qual o caminho a seguir. Pego neste exemplo porque maior parte dos dias ouço e vejo o moldar do preconceito a actuar sob aqueles que querem e pretendem ser artistas um dia e a luta desses em convencer alguém a apostar (emocionalmente e financeiramente) essa mesma decisão. 

Engraçado, que são os mesmos que bloqueiam mais tarde o acesso daqueles em busca de uma carreira artística (seja o canto, dança, pintura, escultura, etc...) são os mesmos que deixam livre acesso aos seus filhos hoje de verem séries que mostram jovens em busca da mesmo sonho. Isso acontece porque continuamente se desvaloriza o papel da arte como factor de dinâmica da nossa cultura, educação e até mesmo da nossa economia. 

A Violetta só serve para expressar o meu ponto de vista. Quantas Violettas e "Violettos" temos no nosso país que pretendem (e têm qualidade e talento para tal) ser artistas um dia e não têm apoios ou instituições para tal? E onde se encontra a busca da felicidade por encontrar e realizar a sua arte?

O país está culturalmente seco, mas temos que apostar na cultura e na educação artística para termos mais artistas, mais cultura e mais arte no nosso País. E isso passa necessariamente na mudança de paradigma de desvalorizar o papel das Artes no nosso país. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...